Por que tinha um peixinho na parede da prisão em Jerusalém em Paulo, o Apóstolo?

Autor
Redação
21/08/2025 - (Atualizado: 21/08/2025)3 minutos de leitura
Compartilhe

Apesar do peixe estar relacionado a momentos bíblicos de extrema importância, como a multiplicação dos pães e peixes (Mateus 14:15-21), ou quando Jesus chamou seus discípulos pescadores, dizendo: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." (Mateus 4:19), o uso dele como um símbolo não é propriamente bíblico, e sim, histórico.

 

Sua figura foi adotada como uma espécie de código entre os primeiros cristãos, como forma de se comunicar e identificar quem compartilhava da mesma fé, durante os tempos de perseguição romana.

peixinho_avidadejo.png

Conhecido pela palavra grega ΙΧΘΥΣ (pronuncia-se ichthys), é um acrônimo para a frase: Iesous Christos, Theou Yios Soter, que em português se traduz como: "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador".

I - Iesous - Jesus
Ch - Christous - Cristo
Th - Theou - Deus
Y - Yios - Filho
S - Soter - Salvador

Com o passar do tempo, o que era apenas uma forma de comunicação necessária para a sobrevivência à perseguição, se tornou um símbolo do cristianismo e uma prova de sua prevalência à ela.

Univer Vídeo

Com mais de 10 mil horas de conteúdos, o Univer Vídeo se consagrou como a maior plataforma de streaming cristão do Brasil. 

 

Entre os conteúdos do catálogo, estão grandes superproduções bíblicas, como Paulo, o Apóstolo, A Rainha da Persia, Reis, Dez Mandamentos e Novela Gênesis, além de filmes e documentários sucessos em bilheteria. 

 

Clique aqui, e garanta uma condição especial para assistir Paulo, o Apóstolo.