Série A Vida de Jó - Tudo o que você precisa saber

Autor
Redação
29/07/2025 - (Atualizado: 29/07/2025)4 minutos de leitura
Compartilhe

O Univer Vídeo lança, no dia 15 de agosto, a série A Vida de Jó, uma série inédita, de 20 episódios, que contará a história do homem que perdeu tudo, menos sua fé.

Quem foi Jó na Bíblia?

Jó foi um personagem do Antigo Testamento, conhecido pela sua fé, que era inabalável, mesmo diante de sofrimento.  

A Vida de Jó

Da terra de Uz e pai de sete filhos e três filhas, Jó era um homem muito rico. Ou seja, um homem de fé, que conquistou uma família e muita riqueza, seria facilmente tido como um homem de vida perfeita. E era.  

 

Nos dias atuais, ele seria visto, respeitado, aclamado como um homem exemplar que respeita a Deus e Suas leis.  

 

Mas A Vida de Jó mostra que o que ele possuía não era mais importante que o seu relacionamento com Deus. O que ele construiu na terra não tinha o mesmo valor do que o que ele tinha com Deus.

O que o diabo falou com Deus sobre Jó?

A Bíblia mostra, na história de Jó, que Satanás foi a Deus falar sobre ele, mas encontrou o próprio Deus falando com admiração sobre Seu servo. Um homem que o próprio Deus classificou como íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

 

“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1:8

 

Mas Satanás, ouvindo tais palavras, desafiou a Deus. Para ele, Jó só O servia por causa das bênçãos que tinha, portanto, se Deus o tirasse tudo, ele blasfemaria contra o Criador (veja em Jó 1: 9 - 11).  

 

Contudo, Deus, conhecendo seu servo, permitiu que Satanás tocasse em tudo o que Jó possuía, menos em sua vida.

 

“E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.” Jó 1:12

 

E, a partir deste momento, a vida de Jó virou-se de cabeça para baixo.  

O que Jó perdeu?

Sabemos que Deus deu a ordem para que o diabo não atentasse contra A Vida de Jó, mas que ele poderia ter tudo em suas mãos.

 

Mas o que isso representava? Segundo a Bíblia, não havia sequer outro homem mais rico do que ele no oriente.

A_Vida_De_Jo_Guilherme_Berenguer

“{...} de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.” Jó 1:3

Assim, de acordo com os relatos Bíblicos, Jó só não perdeu a vida, mas o restante, foi-lhe tirado, inclusive a saúde (veja em Jó 2- 7).

A esposa de Jó

A história de Jó também ganha destaque com sua esposa. Diante de todo o sofrimento do marido, ela não o suportou, não o ajudou ou lhe deu uma palavra de esperança.

 

Pelo contrário, ela tornou-se uma referência de como não agir, quando alguém está passando por dificuldades.

 

Isso porque, vendo que a A Vida de Jó estava indo de mal a pior, ela sugeriu que seu marido blasfemasse contra Deus.

 

“Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.”Jó 2:9

 

A sugestão da esposa foi prontamente rebatida por Jó, pois ele sabia em quem confiava.

O que podemos aprender com A Vida de Jó?

Jó era um homem muito temente a Deus, e que Ele o classificava como alguém que se desviava do mal. Mas, diante de tudo o que Jó precisou enfrentar, além de sua sabedoria e fé, podemos aprender sobre perseverança, paciência e relacionamento com Deus.

 

Mesmo diante de uma perda enorme, a Bíblia revela que ele não questionou a Deus, tampouco se rebelou contra Ele. Pelo contrário:

“Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó 1:22.

Jó tornou-se um exemplo de confiança em Deus e uma referência quando se trata de ter fé para possuir, mas também para perder.

Série A Vida de Jó

A série A Vida de Jó estreia no dia 15 de agosto para mostrar, com riqueza de detalhes, como foi a vida de Jó. E para entendê-lo com profundidade, a narrativa retratará ineditamente a sua juventude.

JÓ - GUILHERME BERENGUER_LEANDRO MARCIO-33.jpg

Como ele desenvolveu a fé que possuí? Por que sua esposa sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus? Quem era seus ascendentes? Como foi o período difícil de Jó?  

 

A série vai responder a essas perguntas e mostrar como o ser humano pode se espelhar na vida desse homem que, não era perfeito, mas tornou-se exemplo de perseverança, confiança e de como lidar com o sofrimento e, principalmente, com o que vem depois dele. A Vida de Jó vem para trazer à tona conflitos silenciosos, inseguranças mascaradas por comportamentos tão comuns e o que a reação às reviravoltas da vida serão capazes de revelar.

 

 

Durante o episódio “DR entre Tiago e Suzana”, do podcast Plot Delas, a autora Cristiane Cardoso destacou que é importante que a vida de Jó seja contada, desde que ele era jovem.  

 

Apesar de ser uma fase com licença poética, Cristiane ponderou que é fundamental contar a história dando uns passos para trás.

 

“Pensando como seria Jó, uma pessoa convicta em quem ele crê, como ele seria como jovem? Com certeza diferente dos demais”, disse a autora.  

 

Contudo, apesar de contar com licença poética da autora, Cristiane ainda reiterou que há evidências Bíblicas que respaldam a trajetória que será mostrada em A Vida de Jó.

Quando estreia A Vida de Jó?

A série A Vida de Jó estreia, com exclusividade, no Univer Vídeo, dia 15 de agosto. Serão 20 episódios que revelarão a história de Jó e o que o ser humano precisa aprender com Ele.

S01C18_JPSFREITAS_JÓ E RAQUEL CHEGAM AO ACAMPAMENTO-1.jpg

Onde assistir A Vida de Jó?

A partir do dia 15 de agosto, será possível assistir à série A Vida de Jó, que estará disponível no Univer Vídeo, a maior plataforma de streaming cristão do Brasil.

 

São mais de 15 mil horas de conteúdo, que passaram por rígida curadoria, para que estejam 100% de acordo com a fé cristã.

 

Clique aqui, escolha um plano e garanta sua assinatura para assistir A Vida de Jó.