Nesta conclusão da carta aos coríntios, o apóstolo Paulo fala sobre a importância da repreensão e de ter o Senhor Jesus como nossa referência e modelo de fé, pois só nos tornamos fortes quando expomos a Deus a nossa fraqueza e nos sujeitamos a Ele.
Os coríntios tinham problemas de relacionamento porque não estavam dispostos a se arrepender, e isso era motivo de dor e humilhação para o apóstolo Paulo, que retribuía com amor todo desprezo que recebia daquela igreja. Nesta mensagem, reflita sobre o perigo dos pecados escondidos e avalie o seu compromisso com a Obra de Deus.
O apóstolo Paulo se sentia esbofeteado diante dos seus adversários e orou para que Deus resolvesse essa situação, até compreender o propósito deste sofrimento e como este espinho na carne estava colaborando para preservar a sua salvação. Compreenda por que nem todas as nossas orações são atendidas, nesta mensagem.
O ser humano tem necessidade de se ser reconhecido, no entanto, essa vaidade precisa ser sacrificada para podermos nos gloriar apenas em Deus. O apóstolo Paulo sabia transferir essa glória para o Autor do milagre e não se perdeu com a visão que teve no terceiro céu. Reflita nos ensinamentos desta mensagem.
Nos momentos de dor e sofrimento, temos a oportunidade de experimentar o amor de Deus de forma excepcional. O apóstolo Paulo enfrentou muitas dificuldades e ainda assim se solidarizava com a dor do próximo. Será que você também tem essa sensibilidade de zelar pela igreja?
Os coríntios estavam desqualificando o apóstolo Paulo e dando ouvidos a ensinos de falsos mestres, que nunca haviam feito nada por eles. Em seu discurso, ele deixa claro que não gostava de se gloriar, mas precisou fazê-lo para despertar a consciência daquela igreja. Reflita nesta mensagem.
Paulo não aceitou ser sustentado pelos coríntios, para que não fosse comparado aos falsos apóstolos fraudulentos. Será que você tem essa mesma firmeza e maturidade para negar o que pode reprová-la na fé? Reflita nessa mensagem.
O apóstolo Paulo zelava pela sua missão. Em suas palavras, vemos que ele sentia o peso da responsabilidade de cuidar da igreja e entregá-la como uma noiva pura para o Noivo, que é o Senhor Jesus. Compreenda a importância da pureza da fé para a consumação do casamento com Deus.
Os que foram verdadeiramente chamados por Deus não usurpam a Sua glória, porque encontram satisfação naquilo que Ele aprova. Diferentemente dos infiltrados que se acham imprescindíveis na Obra de Deus. Reflita nessa mensagem e avalie-se!
Você se sente bom o bastante para realizar a Obra de Deus? Cuidado! Sem a capacitação Divina não podemos atingir a expectativa de Deus para cumprir o Seu chamado. Confira este alerta sobre tendência à vaidade!
A maioria das pessoas valoriza muito mais o carisma do que o caráter. O apóstolo Paulo foi um dos homens mais notáveis do Novo Testamento, porque usava a autoridade que recebeu de Deus para edificar a igreja, e ainda assim o seu argumento foi considerado desprezível. Entenda como lidar com a rejeição.
Vivemos em uma constante guerra espiritual, em que o principal objetivo do adversário é tomar a mente e destruir a vida das pessoas. Por isso, a Palavra de Deus é a Única arma poderosa para protegê-la. Entenda como se defender dos ataques do mal.
Identifique seus inimigos e lembre sempre: para vencer uma guerra é preciso usar as armas certas. Neste episódio, vamos aprender com o apóstolo Paulo a diferença entre as armas espirituais e as armas carnais, e quais atitudes são necessárias para superar todos os obstáculos desta vida.
Combater o mal é estar na linha de frente de uma batalha. Paulo não tinha medo do confronto, mesmo em meio a pressões, calúnias, afrontas e julgamentos, ele se manteve seguindo a virtude ensinada por Jesus. Descubra neste episódio qual é a virtude para vencer a pressão.
Tudo o que fazemos é uma semeadura. Entretanto, semear almas para Deus é o investimento mais seguro que existe. Afinal, é Ele quem assegura a sua recompensa. Nesta mensagem, entenda o que faz a sua oferta ser aprovada ou rejeitada por Deus.
Chegará o dia em que cada pessoa prestará contas de suas atitudes para Deus. O que você faz com a confiança que lhe foi confiada? Você faz a Obra de Deus com alegria e generosidade ou com o coração fechado? Reflita nessa mensagem e avalie-se.
O ser humano é naturalmente egoísta. Porém, se você tem condições de socorrer alguém que está necessitado e não o faz, essa avareza pode se transformar em um mal na sua vida. Entenda a importância da contribuição cristã e o cuidado que devemos ter com as ofertas apresentadas a Deus.
Quem não conclui o que inicia cai em descrédito. Por isso, seja diligente com o que você faz, especialmente para Deus. Afinal, Ele observa a nossa intenção e disposição em tudo o que oferecemos a Ele. Reflita nessa mensagem.
Tudo o que fazemos é uma oferta. Por isso, ninguém tem desculpa para não contribuir com a Obra de Deus de alguma forma. Neste episódio, saiba mais sobre a oferta voluntária dos macedônios e entenda a importância da generosidade.
O apóstolo Paulo ficou feliz porque a repreensão que fez aos coríntios, produziu neles frutos de arrependimento, além de receberem muito bem a Tito. Nesta mensagem, reflita sobre como você lida com repreensões e avalie a maneira como trata autoridades espirituais. Confira!
A dor faz parte da vida, mas muitas vezes quando perdemos o controle da situação, ficamos ansiosas e buscamos refúgio em coisas ou pessoas. Porém, esse momento é a oportunidade de experimentar o cuidado de Deus e o consolo sob medida do Espírito Santo. Saiba mais.
A natureza humana é propensa para o mal. Por isso, temos que nos purificar de toda imundícia da carne e do espírito. Dessa forma, o Espírito Santo nos aperfeiçoará para vivermos em Santidade ao Senhor. Saiba mais, neste episódio.
Não se prender a um jugo desigual, significa eliminar da sua vida tudo o que pode impedir você de passar a eternidade com Deus, sejam relacionamentos, comportamentos, desejos. Será que a sua alma é uma casa agradável para o Espírito Santo? Reflita.
Nosso coração se acostuma com favores. Porém, quando não enxergamos os benefícios que recebemos, nos tornamos ingratos. Entretanto, o amor precisa ser demonstrado e retribuído. Entenda por que o apóstolo Paulo encoraja os coríntios a dilatarem seus corações. Confira!
Devemos ser recomendáveis em tudo, especialmente diante das lutas. O apóstolo Paulo foi odiado por muita gente, mas também foi amado pela igreja. Por isso, preocupe-se com o que Deus pensa de você! Saiba mais, neste episódio.
“Pregue o Senhor Jesus sempre. Se for preciso use palavras.” A melhor forma de ensinar a Palavra de Deus é através do exemplo. O apóstolo Paulo tinha ciência dessa responsabilidade e ministrava com o compromisso de ensinar a Verdade. Reflita nessa mensagem.
Ninguém falsifica o que não tem valor. O amor é precioso e representa um dos principais atributos de Deus, por isso, o fingimento é uma ofensa para Ele. Neste episódio, Núbia Siqueira discorre sobre o "amor não fingido". Confira!
O apóstolo Paulo tinha marcas físicas e emocionais devido a sua dedicação ao Evangelho. Entretanto, ele não se queixava desse sofrimento. Pelo contrário, ele renunciava a tudo com alegria pelo privilégio de servir ao Senhor.
Ensinar a Palavra de Deus é um privilégio, mas também exige responsabilidades. Uma delas é o bom comportamento, pois, a má conduta é um empecilho para o Evangelho. Quantas pessoas não se perderam porque se decepcionaram com alguém? Reflita nessa mensagem.
O ser humano jamais deve esquecer que Deus é autossuficiente. Ele nos concede a Sua graça e nos dá a oportunidade de cooperar em Sua Obra. Você reconhece o valor desse presente? Aprenda a valorizar esse privilégio e a sua salvação!
O primeiro pecado causou a separação entre o homem e Deus. Entretanto, o Altíssimo providenciou a reconciliação através do Senhor Jesus, o Único mediador entre Deus e o homem. Saiba mais sobre o ministério da reconciliação, neste episódio.
A natureza carnal e a espiritual não combinam. Por esse motivo, você precisa ter a experiência do novo nascimento, para que possa viver a eternidade ao lado do Altíssimo. Nesta mensagem, entenda como será o “corpo glorificado”.
A vida do apóstolo Paulo foi marcada pelo sofrimento. Porém, ele nunca desistiu de pregar o Evangelho ou reclamou do seu chamado. Ainda que a sua aparência estivesse abalada, seu interior estava renovado porque seus olhos estavam fixos na eternidade. Reflita nessa mensagem.
O ser humano gosta de aplausos. Entretanto, se você espera reconhecimento de alguém, vai acabar se decepcionando cedo ou tarde. Nenhuma injustiça fez o apóstolo Paulo desistir da sua missão, porque ele sabia que não encontraria facilidades para servir a Deus. Reflita nessa mensagem!
O apóstolo Paulo tinha todos os motivos para querer abandonar sua missão de pregar a Palavra de Deus, mesmo assim, considerava essa responsabilidade um privilégio, um verdadeiro presente de Deus. Reflita nesses conselhos essenciais para os ministros do Evangelho e descubra o segredo para permanecer na fé.
Nosso entendimento é iluminado quando investimos na comunhão com Deus e na Sua Palavra. Para isso, é preciso “tirar a máscara” e nos apresentarmos a Ele com sinceridade. Dessa forma, a Presença do Espírito Santo brilhará em nós. Saiba mais, neste episódio.
A melhor referência de um cristão é a sua integridade. Quem é dirigido pelo Espírito Santo confirma com a própria vida o que está registrado nas Escrituras. Saiba mais, neste episódio.
O líder espiritual que não confronta o pecado, é conivente com o erro. Entretanto, a repreensão deve promover o arrependimento da igreja e não o constrangimento.
Quem tem a direção do Espírito Santo não é inconstante e não se deixa abalar por comentários maldosos, porque tem certeza que seus passos são dirigidos pelo próprio Deus. Reflita.
Dona Ester e Núbia Siqueira abordam um dos atributos de Deus: a Sua infinita misericórdia. O Espírito Santo nos ensina a sermos misericordiosos e a perdoar, assim como suportar as aflições da vida.
O apóstolo Paulo conclui sua carta aos coríntios e os orienta a fazer tudo com amor, afinal este deve ser o motivo principal das ações de cada pessoa. Quem trata ao seu próximo com indiferença, desconhece o verdadeiro Amor. Saiba mais, neste episódio.
Há pessoas que dizem crer em Deus, mas sua crença está limitada aos seus interesses em conquistas terrenas. Dizem crer na Palavra, mas não a praticam. Essas falsas testemunhas, desprezam o direito à maior riqueza: a vida eterna. Saiba mais.
Você enfrentará muitas lutas e perseguições por causa da sua fé. Por isso, para que a sua crença não seja em vão, é fundamental reter os Ensinamentos do Altíssimo, pois isso lhe dará forças para permanecer. Entenda a importância de ser grata pelo que o Senhor fez por você!
Sabia que você deve desenvolver os seus dons espirituais para levar as pessoas a Deus? Por isso, o apóstolo Paulo orientou os coríntios a orar “com o espírito e com o entendimento”. O que você pode aprender hoje para contribuir com a edificação espiritual do seu próximo? Reflita!
Ver Deus face a face é a maior recompensa que alguém pode ter. Entretanto, somente aqueles que vivem o processo de santificação e aguardam pacientemente por este momento, estarão preparados para esse dia glorioso! Saiba mais.
Uma pessoa leviana não trata sua vida espiritual com a seriedade devida. Ela passa a ter maus olhos porque toma conceitos para si, sem apurar os fatos. Reflita nessa mensagem.
O engano é a principal estratégia de Satanás. Por isso, é fundamental que você esteja atento à voz de Deus. Descubra nesta mensagem, quais são as características do amor e quais conceitos distorcem essa virtude.
A palavra “amor” perdeu o significado ao longo do tempo. Atualmente, é comum muitas pessoas dizerem que amam coisas supérfluas. Entenda a profundidade de sua essência, nesta mensagem com Núbia Siqueira.
O Espírito Santo capacita os Seus servos, segundo a Sua vontade. Desta maneira, deve haver humildade e submissão entre os membros, para que haja harmonia no funcionamento do Corpo de Cristo. Você exerce a sua função com excelência? Está preparado para prestar conta dos talentos que foram concedidos a você? Reflita.
Os membros de um corpo trabalham de forma independente, porém, há uma relação de dependência entre eles. Da mesma forma, não deve haver divisão na Igreja do Senhor Jesus! Afinal, cada pessoa é fundamental no Corpo de Cristo, de acordo com a responsabilidade que recebeu de Deus. Saiba mais.
Na Obra de Deus, cada membro tem uma função e um talento diferente, mas cada papel é fundamental para formar a unidade do Corpo de Cristo, que nada tem a ver com uniformidade. Saiba mais.
Núbia Siqueira conclui neste episódio, as instruções de como celebrar a Santa Ceia. Avalie se você está participando dignamente desta oportunidade que Deus nos dá para nos consertarmos, aceite a Sua disciplina e corrija o que for necessário. Reflita.
Núbia Siqueira explica neste episódio, que não podemos participar da Santa Ceia indignamente. No entanto, não devemos desprezar o privilégio de participar do Corpo de Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo nos orienta a examinar a nossa fé, avaliarmos nossa condição diante de Deus e nos consertarmos. Acompanhe.
Na noite em que foi traído, o Senhor Jesus poderia ter Se poupado e se isolado, mas Ele deu tudo de Si. Avalie se você tem dado graças a Ele em tudo, e se tem feito o seu melhor por amor ao próximo. Reflita.
O apóstolo Paulo repreendeu aos Coríntios, porque ao invés de ficarem melhores quando se reuniam, estavam piorando e criando divisões na igreja. Aprenda como lidar com desentendimentos e saiba qual é o propósito da Santa Ceia, nesta meditação sobre 1 Coríntios 11:17-22, com Núbia Siqueira.
A sociedade atual promove a ideia de que cada um deve buscar a própria felicidade. No entanto, o que satisfaz o cristão, é obedecer ao seu Senhor. Neste episódio, reflita com Núbia Siqueira sobre 1 Coríntios 11:7-16. Avalie se a sua conduta em relação aos homens, está de acordo com o que Deus espera de você.
Em 1 Coríntios 11:4-6, o apóstolo Paulo repreende as pessoas, que estavam participando do culto indecentemente. Neste episódio, Núbia Siqueira explica que véu e os cabelos compridos simbolizavam honra para as mulheres. Entenda os valores da época e saiba o que isso representa atualmente.
O Senhor Jesus foi o modelo perfeito de homem na terra, por isso deve ser imitado. O apóstolo Paulo sabia da influência que exercia na vida das pessoas, e tinha consciência dessa responsabilidade. E você? Será que a sua vida vale a pena ser ‘copiada’? Quais são suas referências? Medite sobre 1 Coríntios 11:1, com Núbia Siqueira.
Nessa meditação sobre 1 Coríntios 10:30-33, Núbia Siqueira nos leva a refletir a respeito da importância de vivermos para a Glória de Deus. Dessa maneira, podemos salvar a muitos por meio da nossa conduta. Reflita nessa mensagem.
A sociedade atual promove o individualismo. Entretanto, nós, cristãos, devemos cuidar dos nossos irmãos da fé. Além de preservar a própria Salvação, nossa conduta deve edificar o corpo de Cristo. Será que o seu comportamento escandaliza ou fere a consciência do seu próximo? Medite sobre 1 Coríntios 10:23-29, nessa mensagem com Núbia Siqueira.
Ninguém está imune ao erro. Por isso, para preservar a Salvação, o servo de Deus deve reconhecer sua vulnerabilidade. Aprenda a identificar as inclinações da carne, e saiba como vencer as tentações, nesta meditação com Núbia Siqueira.
Os hebreus experimentaram da proteção e provisão de Deus no deserto, no entanto, foram abatidos por causa da incredulidade. Em 1 Coríntios 10:1-11, o apóstolo Paulo traz a tona os acontecimentos do passado e exorta aos coríntios, pois todo ser humano carrega em si um potencial para o pecado. Reflita nessa mensagem e saiba como evitar cometer os mesmos erros.
Em 1 Coríntios capítulo 9, versículo 23 em diante, vemos os ensinamentos de Paulo acerca da salvação. Ele menciona a vida cristã como uma corrida, e nós, os atletas. Você já pensou no por que essa comparação descreve tão bem a vida com Deus? Reflita, nesta mensagem com Nubia Siqueira, e entenda melhor sobre a relação da nossa vida terrena com a eternidade.
O apóstolo Paulo enfrentou lutas e dificuldades. Neste episódio você irá acompanhar em 1 Coríntios 9:4, ensinamentos sobre as leis do sustento para com os homens de Deus. Princípios comuns e elementares que são direitos legítimos. Saiba mais, nesta meditação com Núbia Siqueira.
Comer carne ou não comer? Fazer ou não fazer? Você, com certeza, já esteve em situações de grandes dúvidas. Nesta mensagem, com Núbia Siqueira, você entenderá até onde o conhecimento e liberdade podem chegar, e como manter o respeito por pessoas que possuem crenças diferentes da sua.
Diante deste cenário tão delicado em que estamos, qual a sua Bandeira? Não se render apesar das circunstâncias, e testemunhar a sua fé, requer uma atitude diária. Nessa meditação com Núbia Siqueira, você irá aprender sobre ser servo ou livre. Acompanhe
Deus idealizou o casamento baseado em princípios. Por isso, não permita que os padrões sociais atrapalhem você de viver esse propósito. Deus tem as ferramentas certas para qualquer problema. Aprenda, nesta mensagem com Núbia Siqueira, como cuidar do seu casamento de acordo com a Palavra de Deus.
O que Deus pensa sobre a vida sentimental? Será que Ele aprova o celibato tanto quanto o casamento? Como o cristão pode ser realizado sentimentalmente e glorificar a Deus? Saiba mais nesta meditação com Núbia Siqueira.
A Bíblia relata que tudo é lícito, mas nem tudo convém. O que tem escravizado as pessoas e prejudicado a Salvação? Descubra, nesta mensagem, como saber se algo é conveniente ou não para a sua fé, e qual é o segredo para não se deixar dominar pelo pecado.
O apóstolo Paulo sabia que a verdade é a única arma capaz de libertar o homem do pecado. Por esse motivo, ele não se omitia de assuntos delicados, mas apelava para a consciência dos cristãos sobre as injustiças que cometiam. Saiba mais.
No livro de 1 Coríntios 6, o apóstolo Paulo ensina como lidar com o desentendimento entre os irmãos. Naquela ocasião, os cristãos de Corinto estavam habituados a expor os seus conflitos nos tribunais, diante de juízes incrédulos. Entenda por que é tão grave existir contendas na igreja.
Nesta mensagem, Núbia Siqueira reflete sobre a repreensão de Paulo à igreja de Corinto. Eles estavam tão cegos espiritualmente que toleravam imoralidades que até os incrédulos repudiavam. Assista e entenda como isso se assemelha aos dias de hoje.
Nesta meditação sobre I Coríntios 4:14-21, Núbia Siqueira reflete sobre a responsabilidade e zelo de Paulo com a igreja de Corinto. Em sua carta, ele ressalva que não tem prazer em repreender ou humilhar a igreja, mas precisa advertir a conduta dos coríntios. Saiba mais.
Os fariseus eram líderes religiosos, trajados de santidade, porém, não eram praticantes da Palavra de Deus. Será que você tem buscado a glória deste mundo? De qual lado você está: entre os que são chamados de sábios ou loucos pelo amor de Cristo?
Os ministros de Cristo abrem mão de suas vidas para servi-LO voluntariamente, como um mordomo que um dia prestará contas de seus serviços ao seu Senhor. Muitas pessoas não podem compreendê-los, mas o que realmente importa é a avaliação de Deus. Saiba quais são Seus critérios nesta mensagem com Núbia Siqueira.
Sabia que a forma como você cuida do seu corpo, da sua saúde e até do seu modo de se vestir revela muito sobre a sua comunhão com Deus? Você tem preservado a morada do Espírito Santo? Tem escolhido a melhor parte? Quais intenções Ele encontra quando sonda seus pensamentos? Descubra essas e outras respostas nesta mensagem com Núbia Siqueira.
Deus nos dá a grandiosa oportunidade de cooperar com a Sua Obra, e embora seja necessário haver uma unidade espiritual para a realização desse trabalho, Ele recompensará a cada um individualmente. Compreenda qual é o Fundamento dessa Obra e o alto privilégio de ser um cooperador de Cristo, nessa mensagem com Núbia Siqueira.
Por que na igreja há pessoas que conseguem discernir as coisas espirituais e outras não? Por que nem todos conseguem digerir o alimento espiritual? Enquanto algumas compreendem o que é falado, outras não conseguem tomar decisões sozinhas. Entenda o motivo nesta meditação com Núbia Siqueira.
Ser cristão não é fácil. Travamos uma guerra diária contra os discursos do mundo, para que não nos deixemos influenciar por aquilo que não faz parte do Reino de Deus. Essa batalha é necessária, para que a Palavra de Salvação não se apague dentro de nós. Reflita nesta mensagem.
Não é novidade para ninguém que sempre existiram problemas na igreja de Cristo desde os tempos bíblicos. Nesta meditação, Núbia Siqueira abordará como o apóstolo Paulo reagiu quando recebeu as denúncias cabulosas da família de Cloé sobre a situação da igreja da cidade de Corinto. Assista e entenda o que isso tem a ver com os cristãos nos dias de hoje.
Ao escrever sua primeira carta aos Coríntios, mesmo sabendo da situação caótica e problemática em que a igreja se encontrava naquele momento, o apóstolo Paulo demonstrou uma postura afetuosa na forma de repreendê-los. Absorva ensinamentos valiosos neste estudo com Núbia Siqueira.
Disponível em:
Português
Elenco
Núbia SiqueiraGênero
Selecione primeiro o período desejado, e então, qual plano se encaixa melhor para você