Concluímos a meditação no livro de “I Samuel” e fica a lição: na vida sempre enfrentaremos dificuldades, sejam problemas comuns como qualquer pessoa, outros em consequência dos nossos erros ou simplesmente porque nos colocamos à disposição de Deus para servi-lO. Cabe a você decidir qual caminho seguir... se frustrar e abandonar a fé ou se apagar a Deus. Saiba mais, nesta mensagem.
Deus nos deu talentos, mas nem sempre o que gostamos de fazer é o que Ele quer de nós e, quando resistimos à mudança, a nossa vida não desenvolve. Deixe Deus transformar a sua essência e o seu coração porque é essa ligação que vai mantê-la na fé. Reflita nesta mensagem e avalie-se!
Seja humilde e aceite tudo o que Deus mostrar sobre você, não dê justificativas para suas falhas, porque essa é só a pontinha do iceberg. Os nossos erros são muito mais profundos do que podemos enxergar. Saul abusava da misericórdia de Deus e o seu fim foi trágico. Medite nesta mensagem e saiba como proteger seu relacionamento com Deus.
Sabe quando surgem propostas para nos desviar do caminho certo? É exatamente sobre este momento na vida de Davi que vamos conversar neste episódio. Aquis propôs que ele lutasse com os filisteus contra Israel. Que emboscada, hein! Rosana Silva conta qual a solução para esse dilema.
Davi cansou de ficar fugindo de Saul e não buscou a orientação de Deus. Ele serviu o povo inimigo por mais de um ano e até mesmo matou por eles. Da mesma forma, muitos também se cansam de lutar para manter sua salvação. Reflita, nesta mensagem.
Se você está sendo injustiçado, creia na Justiça de Deus. Não tente dar um “jeitinho” de consertar as coisas, você pode estragar tudo. Deus sabe das suas intenções e tudo acontece com a permissão dEle. Apenas confie.
Bonita e inteligente, Abigail cumpria o seu papel de esposa independentemente do reconhecimento de seu marido, que era um homem mau. Corajosa e justa, ela sabia usar o seu poder para fazer o bem e salvou sua família. No momento certo, Deus a honrou. Inspire-se em seu exemplo.
Davi teve a oportunidade de se vingar de Saul, mas não conseguiu fazê-lo porque o enxergava como um ungido de Deus. Isso mostra que quem é justo, não consegue fazer injustiça, porque isso contraria a sua natureza. Medite nesta mensagem com Cristiane Cardoso.
Saul pensava que Deus era com ele porque ocupava a posição de rei, mas fazia tudo do seu jeito. Davi, vivia como um fugitivo porque Saul queria matá-lo, no entanto, sempre consultava a Deus antes de tomar decisões. Nesta mensagem, entenda a importância de ter o espírito de servo e se sujeitar à vontade de Deus.
Quem tem o coração puro, está constantemente avaliando seu comportamento e atitudes para se tornar uma pessoa melhor. Já o coração corrupto, sempre justifica os seus erros. Deus vê e pesa nossos corações o tempo todo e identifica essas diferenças. Verifique o contraste entre Davi e Saul, e medite sobre como ter um coração agradável a Deus.
Davi era um homem exemplar, agradável e querido por todos, até que sua vida deu uma reviravolta e passou a enfrentar muitos problemas. Entenda por que Deus permitiu que ele enfrentasse tantas dificuldades antes de se tornar o rei de Israel.
Saul invejava Davi e tinha obsessão em lhe fazer mal. Contudo, Davi não revidava seus ataques e manteve os bons olhos. Nesta mensagem, reflita sobre como lidar com as pessoas que tentam prejudicá-la.
O objetivo de vida do cristão é viver em santidade e ser semelhante ao Pai. Contudo, quando usamos argumentos para encobrir quem realmente somos, ficamos inseguras, dependemos da aprovação dos outros e perdemos o foco do nosso verdadeiro inimigo. Medite nesta mensagem.
Quando uma pessoa não é de Deus, qualquer indivíduo que se destaca se torna seu inimigo. Era assim que Saul lidava com Davi, tentando prejudicá-lo conscientemente, mas à medida que Saul competia, Davi se conduzia prudentemente e conquistava a admiração de todos, porque Deus era com ele. Medite nesta mensagem.
Saul estava em uma constante competição, porque dava muito valor a sua reputação. Davi era desprezado por sua aparência, mas não se acovardou quando enfrentou Golias e venceu a batalha, porque dependia de Deus. Saiba mais, nesta mensagem.
Se você mente para si mesma e não reconhece os seus erros, quem poderá lhe ajudar? Deus não espera de nós perfeição, mas precisamos ser maleáveis para que Ele possa nos moldar. Medite nesta mensagem e entenda por que Deus Se agradou de Davi.
A Bíblia nos ensina que a beleza é enganosa e a formosura é vã, mesmo assim, insistimos em buscar o que é belo e muitas vezes somos enganadas pelas aparências. Nesta mensagem, descubra qual é a beleza que verdadeiramente agrada a Deus.
Saul falhou na sua primeira missão como rei, e o motivo principal foi porque ele esqueceu que havia sido ungido por Deus para reinar, por isso, decidiu agradar a si mesmo e as pessoas ao seu redor em vez de agradar a Deus. É bem verdade que obedecer ao que Deus nos manda não é uma tarefa fácil, e na maioria das vezes não é algo popular, mas aí vem a grande questão: você vai escolher fazer o que Deus quer ou o que as pessoas (e o seu próprio eu) desejam que você faça? Assista e medite nesta histó
A história de Saul nos mostra como pessoas dissimuladas podem induzir outras ao erro. Infelizmente, muitas até “parecem” ser de Deus, mas a verdade é que carregam um coração cheio de malícia e inveja. Neste episódio, vemos que enquanto Jonatas foi à luta confiando somente em Deus, seu pai Saul ficou preocupado apenas com sua reputação de rei. Contudo, do que adianta ter aparência, cargos e até fazer muita coisa na Obra, se você não for realmente de Deus? Assista a esta mensagem e medite conosco.
Quais sacrifícios você tem feito pela sua vida com Deus? Como avançar e subir de nível espiritual? Saul deveria ter resolvido o seu medo, mas, não investiu no seu relacionamento com Deus. Nesta mensagem, saiba quais atitudes impedem seu desenvolvimento espiritual.
O mundo promove a “curtição”. No entanto, o cristão deve tomar cuidado com os momentos de alegria e descontração, para não se envaidecer e descuidar da sua vida espiritual. Veja qual foi a orientação de Samuel enquanto Saul celebrava com o povo de Israel.
Quando o povo de Israel pediu um rei, Deus escolheu Saul para dominá-los. Ele tinha todos os atributos que se espera de alguém, era aparentemente um líder perfeito, mas, espiritualmente, era o retrato daquela nação. Nesta mensagem, entenda o que acontece quando você coloca a sua vontade acima do que Deus quer.
Samuel envelheceu e agora seus filhos se tornaram os juízes de Israel. Eles, no entanto, eram inclinados à avareza e os anciãos de Israel usaram esse argumento para pedir um rei, mas, a verdadeira intenção deles não era bem essa…
O ser humano foi criado com o propósito de servir a Deus, por isso, quando a pessoa não é fiel, certamente há alguma outra coisa ocupando o lugar dEle em sua vida. Contudo, muitos que aparentemente arrebentam, já se desviaram da vontade de Deus. Reflita nesta mensagem.
Os problemas vêm para você se avaliar, se corrigir, aprender e eventualmente ensinar, mas muitos só se comportam como vítimas deles. Veja o que acontece quando você reage assim.
As pessoas que não têm entendimento, tratam as coisas sagradas como um fardo e trazem maldição para si. Nesta meditação, entenda como se comportam e avalie suas atitudes.
Israel foi derrotado na batalha, Eli e seus filhos morreram e a Arca da Aliança foi tomada pelos filisteus, assim como Deus havia dito a Eli. Ele, porém, estava apegado ao seu título de sacerdote e não creu que suas decisões poderiam afetar sua família. Reflita neste episódio.
Eli era conivente com o comportamento seus dos filhos, por isso, foi rejeitado por Deus. Da mesma forma existem pessoas que aparentam ser bons servos, mas são negligentes e já não reagem mais à Sua Voz. Entenda como os problemas nos ajudam a permanecer no Esconderijo do Altíssimo.
À medida que Samuel ia crescendo, os filhos de Eli desrespeitavam a Deus e ao Seu povo, tocando nas ofertas e se prostituindo. Essa negligência de Eli em relação à postura de seus filhos, trouxe maldição para si e sua linhagem. Saiba mais.
Toda vez que pedimos para Deus algo que só Ele pode nos dar, e Ele nos abençoa, devemos usar isso para servi-lO e glorificá-lO. Ana teve este entendimento e fez um voto de devolver o seu filho ao Senhor. Saiba mais, nesta mensagem.
Ana tinha o desejo de ser mãe e era excessivamente provocada por Penina, entretanto, recorreu ao Altar e Deus atendeu ao seu clamor. Reflita sobre como você tem reagido às afrontas e descubra como ter forças para honrar o seu chamado. Medite nesta mensagem com Rosana Silva.
Elcana tinha duas mulheres; Ana que era estéril e Penina, sua rival, que fazia questão de provocá-la e irritá-la. Eli era um sacerdote um tanto quanto desocupado, e acabava julgando as pessoas segundo os seus maus olhos. Conheça os personagens deste primeiro episódio da meditação no livro de Samuel e descubra o que o comportamento de cada um deles pode ter a ver com você!
Disponível em:
Nacional
Gênero
Selecione primeiro o período desejado, e então, qual plano se encaixa melhor para você